terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prof. Dr. Marcos Eberlin - Cientista da UNICAMP rebate Teoria da Evolução - Parte 1 e 2






Uma entrevista do bioquímico Marcos Eberlin ao jornal " O Estado de S. Paulo" causou repercussão na comunidade científica e protestos anônimos de cientistas que manifestaram "preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico", em carta à Academia Brasileira de Ciência.

Marcos Eberlin é bioquímico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e declarou que é contra a teoria da evolução, de Charles Darwin: "Não aceito a evolução porque as evidências químicas que tenho falam contra ela. [A teoria da evolução] é uma falácia". Eberlin tem se destacado na comunidade científica por pesquisas sobre uma técnica para medição de massas e composição de moléculas.

Em suas palestras, Eberlin tem afirmado que cada vez mais a ciência tem descoberto dados que embasam a teoria de que havia uma força superior por trás da criação do universo. O bioquímico acredita na ideia conhecida como "design inteligente", que afirma que não houve evolução da vida na Terra, e sim criação de Deus.

Os cientistas anônimos que protestaram contra Eberlin entendem que ele mistura fé e ciência quando divulga "conceitos sem fundamentação científica por pesquisadores de reconhecido saber em outras áreas da ciência".

Os cientistas Nelio Bizzo (Faculdade de Educação da USP), Mario de Pinna e Maria Landim (Museu de Zoologia da USP), Paulo Sano (Departamento de Botânica da USP) e Acácio Pagan (Departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe) pretendem criar um núcleo de apoio à pesquisa sobre educação, divulgação e epistemologia da evolução biológica, em parceria com a USP, como forma de combater a propagação da teoria da criação, de acordo com informações do jornalista Paulo Lopes.

Esse grupo de cientistas afirma em sua proposta à USP que estão preocupados com "manifestações de membros da comunidade científica se posicionando publicamente a favor da perspectiva criacionista, distorcendo fatos para questionar a validade científica da evolução biológica", numa referência a Eberlin.

Marcos Eberlin afirmou em recente entrevista à TV da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que lamenta o fato de os cientistas estarem tentando enterrar Deus, embora os pais da ciência acreditassem em uma força divina, segundo ele.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_K1Q4-ZEeTo&feature=fvwrel

Nenhum comentário:

Postar um comentário